SUBMISSÃO DE TRABALHOS

CRONOGRAMA

CHAMADA DE TRABALHOS - até 10 de setembro de 2017

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS - até 21 de setembro de 2017

PRAZO MÁXIMO PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS  - 20 de outubro de 2017

ABERTURA DO SIMPÓSIO - 24 de outubro de 2017

 

OBS: Não é necessário fazer inscrição no simpósio para submeter trabalhos, as inscrições podem ser feitas posteriormente, de acordo com o aceite (ou não) da proposta.

CATEGORIAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  1. Comunicação oral –  Esta modalidade prevê um texto originado de pesquisa (científica ou artística) ou de experiência (ex.: ensino, produção cultural, divulgação científica, relato de caso). A comunicação deve explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar resultados finais (trabalho concluído) ou análise preliminar consistente (trabalho em andamento), juntamente com as conclusões obtidas. Para a seleção, a proposta deverá ser apresentada SOB A FORMA DE RESUMO que sinalize todos os aspectos citados (detalhes abaixo). Cada comunicação terá a duração de 25 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação do trabalho, seguida de 10 minutos de discussão.
  2. Pôster – Nesta modalidade, uma sucinta diagramação é determinante para comunicar a integralidade da proposta. O trabalho deve necessariamente refletir pesquisa em andamento, mesmo que com análise de dados ainda embrionária. Para a seleção, a proposta deve ser submetida SOB A FORMA DE RESUMO, apresentando o problema e os objetivos da investigação, pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos. Deve, ainda, destacar as contribuições e os avanços que a pesquisa oferecerá para temas em que o violão esteja relacionado. Para a apresentação propriamente dita, os pôsteres serão exibidos em sessões específicas, em dia, local e horário determinados pela Comissão Organizadora. Os(as) expositores(as) poderão fornecer aos(às) congressistas um folheto com o resumo do trabalho e e-mail para possíveis contatos. Os pôsteres deverão ter as seguintes dimensões: 90 cm de largura por 120 cm de altura, e a sua elaboração é de responsabilidade de cada autor(a).
  3. Recital-conferência – Esta modalidade decorre de pesquisa (científico- artística) ou de experiência (ex.: ensino, produção cultural, divulgação científica, relato de caso) para cuja adequada contextualização é imprescindível a apresentação de um produto artístico-musical que envolva o violão. Nessa modalidade, espera-se que  reflexões explicitem a gênese, os pressupostos e os procedimentos para a construção da produção artística em questão. Para a seleção, a proposta deverá ser apresentada EM FORMA DE UM TEXTO SUCINTO que explicite problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, destaque resultados finais (trabalho concluído) ou análise preliminar consistente (trabalho em andamento), e conclusões obtidas. Cada recital-conferência terá a duração de 25 minutos, sendo 20 minutos para a apresentação do trabalho, seguidos de 5 minutos de discussão.
  4. Recital – Esta modalidade visa a apresentação de performances artístico-musicais com presença do violão. Cada recital terá a duração de 25 minutos. Para a seleção, requer-se:
  • uma descrição sucinta da performance com o conjunto de dados necessários à sua contextualização (entre outros, programa detalhado e minutagem das obras);
  • release(s) do(s) participante(s);
  • links para arquivos de áudio e vídeo, conforme o caso, que contemplem preferencialmente a integralidade do recital ou, pelo menos, 10 minutos  da performance proposta;
  • foto em alta resolução (mínimo 300 dpi) do(s) performer(s);
  • lista de necessidades técnicas para a apresentação. O Simpósio oferecerá amplificação (1 microfone para instrumento + 1 para voz, cabos, mesa), caixas de som (2) e projetor. 
  1. Composições Originais - Nesta modalidade o evento receberá partituras (e outros materiais complementares) de composições originais para publicação nos Anais. As obras deverão ser para violão solo, grupos de violão ou grupo instrumental (até 9 instrumentos) em que o violão participe com destaque. São elegíveis o violão ou qualquer instrumento acústico de sua família (requinto, violão contrabaixo, violão de sete, oito ou mais cordas, etc.). As partituras das obras não podem ter sido publicadas ou estar em vias de publicação, mas podem já ter sido estreadas e gravadas. Não há limite mínimo e máximo de duração, mas sugere-se como referência entre 3 - 6 minutos. Também não há limite de páginas (referência: 6 - 15 páginas). O material a ser enviado, com editoração eletrônica ou, excepcionalmente (para os casos em que aquela for impossível ou inviável), manuscrito claro e perfeitamente legível, com bulas e instruções suficientes para sua execução, bem como outros materiais essenciais (tape, patch, metrônomo pré-gravado, etc.), deve estar completamente isento de qualquer tipo de identificação do(s)/da(s) compositores(s)/as. Ele consiste em:

 

  • Partitura completa, com bula e/ou outras instruções, quando for o caso;
  • Outros materiais integrantes da obra (tape, patch, etc.)
  • Um breve texto introdutório, que contextualize a obra, fale sobre seu conceito e exponha sucintamente questões técnico-composicionais.

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

  1. Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter, no máximo, 3 (três) trabalhos para avaliação, independentemente da modalidade.
  2. As submissões das propostas para TODAS as categorias de trabalhos devem ser enviadas para o e-mail simposiodeviolao2017@gmail.com juntamente com os documentos necessários, conforme o caso – resumos, releases, links, partituras etc.
  3. Os resumos para as modalidades Comunicação, Pôster, e Recital-conferência deverão ter no máximo 500 palavras e não podem conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as). Caso a proposta seja aprovada, na versão final deve constar o nome do(a,os,os) autor(a,es,as), instituição de vínculo e e-mail, de acordo com o template.
  4. Período para submissão das propostas: de 10/06/2017 a 09/09/2017.
  5. Prazo máximo para envio da versão completa dos trabalhos aprovados para a publicação nos Anais do evento: 01/10/2017.
  6. As inscrições para o congresso, após a divulgação dos resultados da seleção, devem ser realizadas através do site http://simposiodeviolao.com.br/
  7. Serão aceitas submissões de trabalhos para serem apresentados no Congresso nas modalidades: Comunicação oral; Pôster; Recital-Conferência; Recital; Composições Originais
  8. As decisões do Comitê Artístico-científico são soberanas e irrevogáveis.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos, após aprovação dos resumos, devem ser enviados para o e-mail simposiodeviolao2017@gmail.com

Informar no corpo do e-mail o titulo do trabalho e o nome completo dos autores.

INSTRUÇÕES PARA A FORMATAÇÃO FINAL DOS TEXTOS DAS PROPOSTAS APROVADAS (PUBLICAÇÃO NOS ANAIS)

  • Os textos trabalhos devem ser apresentados nos formatos “.doc”, “.rtf” ou “.pdf”.
  • A língua oficial do Congresso é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e inglês.
  • Os textos devem ser inéditos (não publicados e nem em processo de publicação; não apresentados em outros eventos).
  • O texto deve ser formatado de acordo com as especificações dos templates disponíveis no site do i Sim!. Cada arquivo não deve ultrapassar a dimensão de 10 MB.
  • O texto deve ser estruturado com base nas seguintes normas:
  1. A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, sem espaçamento entre parágrafos.
  2. Título do trabalho, com apenas a primeira inicial maiúscula, sendo o subtítulo, se houver, iniciado em letra minúscula (tamanho 14, espaço simples, negrito, centralizado);
  3. Modalidade: COMUNICAÇÃO, PÔSTER, RESUMO EXPANDIDO DE RECITAL-CONFERÊNCIA (caixa alta, tamanho 12, espaço simples, centralizado; precedido por uma linha em branco e seguido por duas linhas em branco, tamanho 12);
  4. Resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado);
  5. Três a cinco palavras-chave, separadas por ponto, com apenas a inicial de cada uma delas em letra maiúscula (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco);
  6. Título, resumo e palavras-chave do trabalho traduzidos (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco): o título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no trabalho. Para os trabalhos em português ou espanhol, após esses itens, deve- se incluir a tradução dos mesmos para o inglês (todos os termos do title e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês, esses itens devem ser traduzidos para o português;
  7. O corpo do texto deve ser escrito em fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, sem indentação, alinhamento justificado e com recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm.
  8. Caso o texto se subdivida em seções, os títulos das mesmas deverão estar em negrito, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado.
  9. Cada trabalho (Comunicação ou Pôster) deve ter extensão entre 6 e 12 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas traduções, notas, referências e imagens). O resumo expandido de Recital-conferência deverá ter extensão entre 3 e 6 páginas. Trabalhos que excederem esses limites não serão publicados.
  10. As obras originais deverão ser enviadas em formato retrato, eletronicamente editadas (Sibelius, Finale, etc.) ou, excepcionalmente, serão aceitas em manuscrito perfeitamente claro e legível. Os textos e títulos devem seguir as mesmas orientações das comunicações (fonte Times New Roman, título centralizado tamanho 14, texto justificado tamanho 12, etc.). O título deve ser seguido do ano de composição entre parênteses. Abaixo dele deve vir o nome artístico do(s) compositor(es) e um email para contato. Estas informações devem vir no texto de apresentação e ser repetidas, sem o email para contato, na primeira página da partitura (e não na bula e/ou instruções de performance, se houver). O número de páginas é livre (referência: 6-15 páginas.). O material deve incluir: a) uma página de apresentação, destacando o conceito da obra, circunstâncias de composição, técnicas empregadas e outras informações relevantes; b) Bula e/ou instruções para performance, se houver; c) Partitura. Eventuais demais materiais não-gráficos necessários à performance (vídeos, tapes, patchs, etc.) devem ser disponibilizados em plataforma gratuita de fácil acesso (youtube, soundcloud, etc.), com o link para download gratuito incluído no texto de apresentaçao, precedido das palavras LINK PARA DOWNLOAD DO (TAPE, PATCH, VÍDEO, ETC.), em maiúsculas.
  11. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, em gradações de preto (formato “.tif” ou “.jpg” em 300 dpi), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas (tamanho 10, espaço simples, centralizado, inserida sob a ilustração).
  12. As iniciais dos nomes das notas musicais devem vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro é possível utilizar a fonte BACH. O download da fonte BACH pode ser feito na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont
  13. As notas devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10, com espaçamento simples, justificado, como nota de fim.
  14. Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, em fonte tamanho 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com indentação de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico). Ambas devem ser seguidas por (AUTOR, ano, número de página).
  15. Para a formatação das referências, ver o template disponível no site do Simpósio.
  16. A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(a) autor(a) ou autores(as) do trabalho.
  17. As normas de formatação que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT.

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