PROGRAMAÇÃO

programação Atualizada.jpg

Todos os concertos são gratuitos e abertos ao grande público. A retirada de ingressos acontece no próprio local, uma hora antes dos concertos

Programação Comunicações.jpg
Programação das sessões de apresentação de trabalho.jpg

Minicurso:

 

Violão no folclore argentino:

 

Neste minicurso serão abordadas as características rítmicas e formais de alguns gêneros musicais nas regiões noroeste e nordeste da Argentina, bem como as diferentes abordagens violonísticos (solistas ou acompanhantes). Existe uma relação intrinsecamente necessária entre as características idiomáticas da música e os instrumentos com os quais elas são realizadas. Na Argentina, o violão é o instrumento da música popular e popular por excelência. Portanto, estudar essas músicas é de alguma forma estudar o instrumento violão também. Um dos seus papéis fundamentais é o de acompanhamento, que pode ser de outros instrumentos ou o canto. Nesse sentido, o desenvolvimento dos ritmos de rasgueio é de particular interesse. A enorme quantidade de espécies musicais distribuídas em todo o país mostra uma ampla e rica variedade de formulações rítmicas. A maioria das músicas pertencentes ao cancioneiro criollo das regiões central e noroeste são geralmente definidas por ritmos escritos em 6/8 e 3/4. Na sua execução, há inúmeras nuances que têm a ver com acentuações, timbres, articulações e a necessária resolução técnica. Ao mesmo tempo, nas áreas das regiões do Rio da Prata e do Nordeste (conhecido como o "Litoral" argentino), geraram-se ritmos, por um lado, com afluentes africanos da América Latina e, por outro lado, com o substrato europeu resultante da imigração maciça de segunda metade do século XIX. Expressões como essas são ligadas ao violão, que participa tanto como acompanhante e - cada vez mais - como solista, encorajado pela abordagem dos violonistas de formação acadêmica a esse repertório, sendo esse um fenômeno cada vez mais frequente. Neste aspecto, a interação dos recursos de ambos os lados vem promovendo uma nova linguagem, identidade e, ao mesmo tempo, em comunhão com a música do mundo.

As seguintes espécies musicais serão trabalhadas:

  • Zamba
  • Família rítmica da chacarera
  • Chamamé
  • Rasguido doble.

Professores: Ernesto Méndez (UADER - Paraná, Entre Rios (Arg)) e Marcelo Coronel (Rosario, Argentina)

 

Masterclasses:

 

Professores: 

. Dieter Hennings (University of Kentucky - USA)

.Guilherme Vincens (UFSJ)

.Manuel Olivares - Consciência corporal para músicos (Chile)

.Pedro Iglesias (Universitad Mayor Chile)

.Thiago Colombo de Freitas (UFPel)

.Victor Rodríguez (UNR - Argentina)

 

Os violonistas Dieter Hennings, Guilherme Vincens, Manuel Olivares, Pedro Iglesias, Thiago Colombo e Victor Rodriguez, realizarão masterclasses no Simpósio. Os interessados em tocar nas masterclasses devem enviar um email para simposiodeviolao2017@gmail.com com a palavra MASTERCLASS no campo assunto e no corpo do texto um link para vídeo no youtube (ou equivalente) com o interessado tocando uma peça, de preferência a peça que deseja tocar na masterclass. Indicar também os professores de preferência do interessado, em ordem de preferência, e caso queira tocar algo diferente do vídeo enviado, indicar também no email. Data limite para enviar o email 07 de outubro. A lista dos selecionados será divulgada até 14 de outubro de 2017.

 

 

Degustação de Violões

No dia 28 será realizada, na belíssima acústica da sala Sérgio Magnani, uma degustação de violões: os vários construtores presentes ao evento apresentarão seus violões, e estes, junto aos demais violões do evento (dos convidados e participantes que desejem expor seus violões), serão tocados para o público pelos convidados do Simpósio, para que a comunidade discuta questões de construção, sonoridade, tocabilidade, etc. 

Exposição de construtores
Durante todo o evento, expositores convidados apresentarão seus violões aos participantes, numa programação paralela, contínua, às demais atividades. Os participantes poderão conversar com os luthiers, experimentar os violões e fazer encomendas.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO